18 abril 2011

Fixador de Maquiagem é qualidade!

Ao longo da minha carreira como maquiador sempre ouvi perguntas sobre o spray fixador de maquiagem. Sempre fui convicto em afirmar que não uso pois não acredito no resultado, confio muito mais no processo da maquiagem e na qualidade da mesma.
Neste último domingo antecipei meu domingo de páscoa com a família tendo em vista que estarei gravando no próximo domingo.
 Logo que cheguei minha mãe disse ter um presente pra mim, e pra minha surpresa era um “fixador de maquiagem”...
Quando ela percebeu meu sorriso de ironia e retrucou com a seguinte frase...- Vc nunca gosta de nada que lhe dou!
Aiai..inocente mãenzinha....vamos ver o porque?!

Galera, não sou químico nem perito em tabela periódica, mas ao chegar na parte de composição descrita na embalagem encontrei:
            ALCOHOL, PARFUM, BUTANE, PROPANE.
Primeiro que me pareceu aquelas moças que tentam a sorte, e ao citar Milão dizem Millano.
O produto é fabricado em Jardim Primavera – Duque de Caxias – RJ e a composição vem escrito em inglês? No mínimo estranho não acham?
Mesmo com a grafia disfarçada logo reconheci que se tratava de: Álcool, perfume ou fragrância, Gás Butano e Gás Propano.
Isso mesmo, o famoso spray que alguns profissionais utilizam e algumas clientes insistem em perguntar nada mais é do que um gás cheiroso que você inala.

Vamos conhecer mais sobre esses gazes:

 Gás Butano engarrafado é vendido como combustível para cozinhar e para camping. Quando misturado com o Gás Propano e outros hidrocarbonetos, é referido comercialmente como GPLEle também é usado como um componente da gasolina, como matéria-prima para a produção de petroquímicos de base em steam-cracking, como combustível para cigarros isqueiros e como propelente em sprays aerossóis , tais como desodorantes . A inalação de gás butano pode causar euforia , sonolência , narcose , asfixia , arritmia cardíaca e queimaduras , o que pode resultar em morte por asfixia e fibrilação ventricular .
O Propano é um três- carbono alcanos , normalmente um gás, mas compressível a um líquido transportáveis. Um subproduto do gás natural e de processamento de petróleo , refinação é comumente utilizado como combustível para motores , maçaricos oxi-gáschurrasqueiras , fogões portáteis residenciais e aquecimento central .

NÃO!
Então, preciso escrever mais alguma coisa? Por que eu, conhecedor e apreciador da cosmetologia faria uso desse produto nocivo a saúde?
Continuo minha caminhada, mesmo que solitária, pelo consumo consciente.

GC.

6 comentários:

  1. Nossa,mas é um produto totalmente ineficaz ao que se propõe,além de ser prejudicial a saúde!Que absurdo não é!Gostei de saber!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gui, parabéns pelo Blog!!!

    Eu já vi usarem este produto por ai e tmbm já vi que ele nada fixou.Uma vez te perguntei exatamente sobre uso de fixador e vc me respondeu isso de vc confiar mais na qualidade e no processo correto da maquiagem.

    Tomei isso para mim e um belo dia, ao finalizar uma debutante, a mesma caiu em lágrimas por um stress com a mãe... as lágrimas rolavam feito cachoeira, confesso que gelei por dentro. Fui secar-lhe as lágrimas e,para a infelicidade da maquiadora, que fez as damas e não parava de me "secar", não havia nenhum borrado.Nem mesmo marca de lágrimas!Uffa, que alívio... apenas sequei suavemente e reapliquei levemente um pó a tempo de ouvir váaariosss:"noossaaa, como não borrou?!"

    Ou seja, processo correto+produto de qualidade+um aviso básico para as moçoilas não esfregarem o rosto no desespero = dispensam fixador.

    Mas ainda assim, figuram na minha wish list fixadores Urban Decay e Kryolan...vou apenas dar mais atenção aos rótulos, pondo em prática o uso consciente.

    Beijos mil e sucesso no Blog!!!!

    Sara

    ResponderExcluir
  3. Pois é amigo, nada como ter consciência de qualidade e fazer um bom trabalho.
    Também nunca usei esse tipo de fixador, mesmo tendo ganhado um que está na minha gaveta até hj sem ser mexido.
    Obrigado pelas dicas!
    E vc agora não está mais sozinho nessa caminhada pelo consumo consciente, ok?
    bjs te amo!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o comentário, pois nem tudo que parece é... de fato somos enganados pela falta de conhecimento, vamos ficar em alerta!!!
    Parabéns pela matério!

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!!! O pior é que o povo ainda quer usar pra dormir de maquiagem e acordar no dia seguinte depois de uma noitada e abalar!!! Aff.. nada a ver!! Adorei seu post Camilo! (não sei se lembra de mim, mas fui a noiva de 1930 do desfile do ano passado... "bozo"... rs)também conhecedora da cosmetologia, reconheço e assino embaixo! Bjs, Iasmin

    ResponderExcluir
  6. Olá! curti seu post e tbm sou maquiadora, porém antes disso fiz faculdade de química e só para responder como curiosidade todos os produtos do mundo tem que ter os componentes escritos em inglês. temos q obedecer a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada)

    ResponderExcluir