07 junho 2011

Você sabe quem é Eugène Rimmel?

É bastante comum introjetar em nosso vocabulário nomes de marcas famosas como referência do próprio produto: Bombril, Macarrão, Maizena, Gillette..etc.


O responsável dessa vez foi Eugène Rimmel que, no início do século XIX, em 1834, fez uma pasta feita de ceras com pigmentação de carvão para ser aplicada nas pestanas, inicialmente com a finalidade de tingir os cílios brancos que apareciam com a idade. Eugène então inaugurou ao lado de seu pai, um talentoso perfumista francês, a perfumaria HOUSE of RIMMEL na cidade de Londres. A tal máscara não-tóxica se tornou tão popular que RIMMEL, como foi batizado o produto, é até hoje a palavra usada para definir a máscara de cílios em várias línguas, incluindo francês, italiano, português, persa, romeno, espanhol e turco. Aos 24 anos, o jovem já havia se tornado um perfumista imensamente talentoso e inovador na área dos cosméticos.




Visionário que era, viajou pelo mundo em busca de cores e fragrâncias exóticas para o desenvolvimento de uma extensa linha de produtos com foco nos olhos. Considerado por muitos historiadores como um vanguardista da beleza e saúde, ele contribuiu enormemente para o conceito de higiene e banho. Com a morte de Eugène em 1887, seu legado ficou para seus dois filhos, que deram prosseguimento ao trabalho do pai.




Durante os anos 70 e 80, a marca RIMMEL foi comprada por diversas empresas, até que, em 1996, foi finalmente adquirida pela gigante francesa dos cosméticos Coty. A RIMMEL LONDON foi o nome adotado após seu relançamento mundial em 2001, quando retomou com toda a força sua origem inglesa, usando a imagem da super modelo Kate Moss, que como uma típica londrina usava as maquiagens da marca desde sua adolescência, é hoje a marca britânica de cosméticos que mais vende no mundo.




A marca tem uma linha "completa" de produtos de maquiagem, e pelo que entendi se posiciona no mercado na mesma prateleira do que Revlon, Maybelline, Prestige...entre outras linhas populares.


www.rimmellondon.com


Agora que todos já sabem a diferença entre Rímel e Máscara para cílios, falaremos desta no próximo post.


GC.

2 comentários:

  1. OI amigo,
    Parabéns pelo blog e pelo trabalho!
    beijos
    sucesso

    ResponderExcluir
  2. Gui!!!... Vc ta sumido!!! Posta mais!... saudades... bjos! LE!

    ResponderExcluir