01 maio 2011

É tudo uma questão de pele!

Todo mundo quer ter uma make perfeita, uns até saem por ai justificando que tudo é resultado de Photoshop, mas o que poucos sabem é que melhor do que uma boa maquiagem o ideal é ter uma pele saudável, vamos saber como?!


Muitos de vcs já conhecem esse passo a passo de cuidado que deve ser anterior a utilização da maquiagem, o que poucas sabem é: Para que serve cada um e em que ocasião utilizar…Vamos entender?!
Cada pele tem uma necessidade específica de cuidado, seja ela normal, oleosa, mista ou seca, mas todas precisam das mesmas etapas: limpar, tonificar e hidratar, só o que muda é o veículo, ou seja a textura do produto que você vai usar.
Quando agente fala em limpar significa remover a camada de sebo da pele, secreção sebácea (o nome é feio, mas todos nós temos, acreditem) e mesmo que às vezes invisível está presente ali para proteger sua pele de fatores externos tal como poluição. Pra limpar agente encontra produtos de diferentes texturas: leite de limpeza, sabonete, gel, mouse entre outros. Cada textura é para trazer conforto a cada tipo de pele na qual foi destinado, e nas embalagens já deve conter no rótulo a informação especificando o tipo de pele.
O esfoliante não é objeto de limpeza do dia a dia, ele é uma limpeza profunda então de acordo com cada fabricante deve ser usado de uma a duas vezes por semana. E é mais comum o uso na pele oleosa/lipídica, pois esta acumula mais sujeira uma vez que produz maior quantidade de secreção sebácea.

Agora que agente removeu essa camada de óleo da pele vamos utilizar o Tônico, ele é quem vai levar a mensagem para a célula e fazer o controle dessa produção de oleosidade, para que a célula não entenda que aquele óleo produzido para proteger a pele foi insuficiente e comece a produzir em quantidade maior e ocasione uma disfunção na pele somente pelo fato de higieniza- lá. Isso se chama equilibrar o pH da pele.
E agora sim hidratar, apesar de ser o mais importante não dá pra ser o primeiro, pois se fosse assim as "partículas do hidratante" não conseguiriam penetrar na sua pele pois vc ainda estaria com a barreira de “proteção” da secreção sebácea.
Toda pele precisa de hidratação, hidratar tem a haver com água = hidro, e não com óleo, então até mesmo as peles oleosas/lipídicas precisam de alimento, ou seja, água.
E entenda não é colocando compressas de água no rosto que vai resolver, a água do seu cosmético hidratante tem partículas muito menores do que as partículas da água que vc está costumada a lidar no dia a dia, se não quando vc entrasse na piscina quando saísse sairia inchada, ou seja, vc viraria uma esponja, e não é o caso.

Por isso cuidado para não ficar parecendo uma salada colocando vários ingredientes da sua geladeira no seu rosto, pois é mais verdadeira a comunicação de nutrientes de dentro pra fora, tendo hábitos saudáveis de alimentação, a pele é um dos primeiros órgãos a mostrar que tem coisa errada. Então busque o dermo-cosmético ideal para sua pele e para o seu bolso.

GC.





Nenhum comentário:

Postar um comentário